
Modernizar a matriz logística pode gerar uma redução de R$224,76 bilhões no Custo Brasil
13 de Aug de 2025
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Segundo projeção do Observatório do Custo Brasil, é necessária a ampliação dos modais ferroviário e de cabotagem para diminuir os gargalos do setor produtivo.
O estudo indica que, ao modernizar a matriz logística, o país poderá gerar uma economia anual de até R$224,76 bilhões para o setor. A análise foi realizada pelo Observatório do Custo Brasil, iniciativa do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Observatório projeta, por exemplo, uma redução de até 12,9% no custo por tonelada transportada, conforme as metas do Plano Nacional de Logística (PNL 2035). A redistribuição da matriz de transporte no Brasil — atualmente composta por 54,93% rodoviário, 33,59% ferroviário e 11,47% por cabotagem — possibilitaria alcançar a economia total estimada em R$224,76 bilhões.
"Além dos ganhos econômicos, essa redistribuição teria impactos positivos no meio ambiente, com uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa, uma vez que o transporte ferroviário e de cabotagem são mais sustentáveis do que o rodoviário", destacou Rogério Caiuby, conselheiro executivo do MBC..
De acordo com a plataforma, o Brasil transporta 71% das cargas por rodovias, enquanto países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentam uma distribuição mais equilibrada, com maior utilização de ferrovias e cabotagem para percursos longos.
A ampliação e diversificação da matriz logística é apontada como a medida com maior potencial para reduzir o Custo Brasil entre as seis iniciativas avaliadas pelo Observatório. O MBC ressalta que essa adequação é essencial para aumentar a competitividade do setor produtivo e fortalecer a posição do país no mercado global.
Para liberar o potencial de uma logística mais eficiente, Caiuby destacou a necessidade de acelerar políticas públicas, como o Marco Legal de Ferrovias e de Cabotagem, além da racionalização das tarifas portuárias. “Precisamos de um esforço conjunto entre setor produtivo e público para que essa projeção se transforme em realidade e fortaleça a infraestrutura nacional e o crescimento econômico", acrescentou.
A plataforma oferece atualizações periódicas e notas técnicas para alinhar o Brasil às melhores práticas internacionais, permitindo que cidadãos, empresas e formuladores de políticas acompanhem os avanços e ajustem as ações conforme necessário.
Fonte: Mundo Logística