Uma estratégia logística que vem ganhando cada vez mais visibilidade nos últimos anos é o crossdocking. Oferecendo diversas vantagens para o negócio, muitas empresas grandes já adotaram a estratégia, como por exemplo a Amazon.

Mas, o que é crossdocking? E quais as suas vantagens? Confira no texto abaixo!

O que é o Crossdocking

O crossdocking nada mais é do que um sistema de distribuição que propõe a redução ou até mesmo a eliminação da estocagem. 

Ele funciona da seguinte forma: o cliente realiza a compra na loja virtual, o lojista solicita o produto ao fornecedor e o fornecedor o encaminha até o centro de distribuição. Através de um sistema de redistribuição, a encomenda é repassada para o transporte responsável e então, o produto é entregue ao consumidor final.

Processo Crossdocking

Nesse modelo, a estocagem não é necessária, pois a mercadoria sai do fabricante e é diretamente direcionada ao centro de distribuição. O processo de crossdocking deve acontecer em, no máximo 24 horas, tornando o processo de entrega muito mais ágil. 

Caso o produto permaneça no centro de distribuição por mais de 3 dias, ocorre cobranças de taxas extras de estocagem.

Vantagens

Quando comparado ao processo de distribuição normal de cargas, o crossdocking possui uma série de vantagens para as empresas. Algumas delas são:

Agilidade na entrega 

Um dos principais objetivos do crossdocking é garantir uma maior agilidade na entrega. Assim que as mercadorias chegam aos centros de distribuição, elas já são conferidas, separadas e enviadas ao cliente final. Isso garante um tempo de entrega muito menor do que nos procedimentos comuns. 

Redução de custo de estoque

Como no crossdocking o estoque é substituído pelo centro de distribuição, não é necessária uma infraestrutura para o estoque de mercadorias. Isso reduz bastante as despesas da empresa.

Redução de danos e furtos 

Como o tempo de permanência nos centros de distribuição é curto, as chances de danos e furtos de mercadorias diminuem bastante.

Melhor aproveitamento dos veículos

Com o crossdocking é possível preparar os produtos de acordo com as rotas mais econômicas e rápidas, destinadas a uma mesma localidade. Isso permite uma redução de custo e uma eficiência maior da transportadora.

Melhora seu relacionamento com o fornecedor

No crossdocking, o fornecedor embala, classifica e envia os pedidos para os centros de distribuição, assumindo mais responsabilidade. Isso faz com que o contato seja mais frequente, aumentando o relacionamento e a parceria.

Leia também:

Voltar para o blog