Uma das alternativas de transporte mais utilizadas e importantes da logística é o transporte de containers. 

Mas como funciona? Quais são os principais tipos de containers? Confira essas e outras dúvidas no texto abaixo.

Como funciona

A mercadoria é lacrada e armazenada diretamente no fabricante e o container só é aberto quando chega no porto. Vale destacar que, a única instituição que pode abrir o container lacrado para realizar inspeções, é a alfândega.

Após a chegada no porto e o esvaziamento do container, o mesmo precisa ficar armazenado em um galpão até que seja novamente utilizado.

O transporte de containers pode ser feito tanto na importação e exportação como em cabotagem, quando a entrega das cargas é feita entre portos do mesmo país. No caso da cabotagem, os containers são transportados tanto por navios quanto por caminhões.

Vale ressaltar que, para evitar acidentes, quando o transporte é realizado por caminhões, o caminhão precisa ser de um modelo capaz de suportar as dimensões e o peso do container.

Vantagens

O container possui uma grande resistência, evitando prejuízos e danos dos produtos no transporte. Mas além de manter a integridade de carga, o transporte de containers tem diversas vantagens. Algumas delas são:

Agilidade

Por ser fácil de transportar, os containers conseguem ser transferidos de forma rápida e sem precisar manusear a carga, otimizando tempo. 

Segurança

O container é um dos métodos de transporte mais seguros, ele é feito de um material resistente e fabricado especialmente para movimentar cargas sem que haja danos.

Eles também possuem dispositivos de segurança aduaneira, os quais atendem condições técnicas e de segurança.

Versatilidade 

São capazes de transportar todo o tipo de carga, desde industrializados, cargas perigosas, até produtos a granel.

Benefícios fiscais

Por serem considerados como um equipamento do veículo transportador, os containers possuem benefícios fiscais, ajudando a empresa a economizar com os tributos.

Principais modelos de containers

Apesar de serem muito parecidos esteticamente, os containers possuem diversos modelos, cada um com suas características e funções específicas. Alguns dos principais tipos são:

Dry Box

 Utilizado para o transporte de cargas secas, dependendo da quantidade de mercadoria, seu tamanho pode ser de 20 ou 40 pés.

Imagem: BHLog
Imagem: BHLog

Dry Box Ventilado

Muito parecido com o Dry Box, porém ele possui portas ventiladas, sendo ideal para o transporte de mercadorias que precisam de ventilação, como o café.

Imagem: Mainô Blog
Imagem: Mainô Blog

High Cube

Por possuir uma altura maior (+/-3 metros), é indicado para o transporte de cargas volumosas porém de baixo peso.

Imagem: BH Log
Imagem: BH Log

Isolantes

Ideal para cargas que não podem sofrer mudanças bruscas de temperatura, esse modelo possui um sistema de ventilação ou de aquecimento (há versões que vem com ambos).

Imagem: Ampla Containers
Imagem: Ampla Containers

Refrigerados

Contam com um sistema de refrigeração embutido e são ideais para o transporte de alimentos ou produtos que precisam ser mantidos em baixas temperaturas.

container refrigerado

Flat Track

Esse modelo possui apenas a parede traseira e a frontal, pois é feito para o transporte de produtos de grande volume. Por exemplo: máquinas e equipamentos pesados.

Imagem: Mainô Blog
Imagem: Mainô Blog

Open Top

Fabricados com a cobertura removível, esses containers são utilizados para o transporte de cargas com excesso de altura ou que necessitam ser carregadas pela parte de cima, pois não passam pelas portas traseiras. 

A parte de cima geralmente é coberta por um tecido ou painéis metálicos removíveis. 

Imagem: Versibox
Imagem: Versibox

Tanque/ Isotank

Específico para o transporte de líquidos, gases e cargas perigosas.

Nesses containers, a carga fica acomodada dentro de um tanque protegido por uma estrutura metálica, a qual impede que haja movimentação durante o transporte. 

Imagem: BH Log
Imagem: BH Log

Open Side 

Muito utilizado para o transporte de animais ou cargas de alto volume, esse modelo possui três paredes e uma lateral aberta.

Imagem: Mobile Modular
Imagem: Mobile Modular

Plataforma

Composto apenas pelo piso, é utilizado no transporte de veículos e cargas com grandes dimensões.

Imagem: Mainô Blog
Imagem: Mainô Blog

Bulk

Indicado para o transporte de cargas a granel, esse modelo de container possui uma abertura frontal para que a carga possa ser derramada.

Imagem: V3 Shipping
Imagem: V3 Shipping

Legislação

Assim como todo modal de transporte, o transporte de containers também possui normas e legislações a serem seguidas. O órgão responsável por essas regulamentações é o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

Além das regulamentações, a Contran também determina as penalidades a serem seguidas caso haja o descumprimento de alguma norma.

É importante sempre se manter atualizado e ir atrás de informações, pois as normas variam de acordo com cada estado e tipo de mercadoria.

Leia também:

Voltar para o blog