Transporte de container: Vantagens e principais modelos
29 de Mar de 2023
1688 visualizações
Uma das alternativas de transporte mais utilizadas e importantes da logística é o transporte de containers.
Mas como funciona? Quais são os principais tipos de containers? Confira essas e outras dúvidas no texto abaixo.
Como funciona
A mercadoria é lacrada e armazenada diretamente no fabricante e o container só é aberto quando chega no porto. Vale destacar que, a única instituição que pode abrir o container lacrado para realizar inspeções, é a alfândega.
Após a chegada no porto e o esvaziamento do container, o mesmo precisa ficar armazenado em um galpão até que seja novamente utilizado.
O transporte de containers pode ser feito tanto na importação e exportação como em cabotagem, quando a entrega das cargas é feita entre portos do mesmo país. No caso da cabotagem, os containers são transportados tanto por navios quanto por caminhões.
Vale ressaltar que, para evitar acidentes, quando o transporte é realizado por caminhões, o caminhão precisa ser de um modelo capaz de suportar as dimensões e o peso do container.
Vantagens
O container possui uma grande resistência, evitando prejuízos e danos dos produtos no transporte. Mas além de manter a integridade de carga, o transporte de containers tem diversas vantagens. Algumas delas são:
Agilidade
Por ser fácil de transportar, os containers conseguem ser transferidos de forma rápida e sem precisar manusear a carga, otimizando tempo.
Segurança
O container é um dos métodos de transporte mais seguros, ele é feito de um material resistente e fabricado especialmente para movimentar cargas sem que haja danos.
Eles também possuem dispositivos de segurança aduaneira, os quais atendem condições técnicas e de segurança.
Versatilidade
São capazes de transportar todo o tipo de carga, desde industrializados, cargas perigosas, até produtos a granel.
Benefícios fiscais
Por serem considerados como um equipamento do veículo transportador, os containers possuem benefícios fiscais, ajudando a empresa a economizar com os tributos.
Principais modelos de containers
Apesar de serem muito parecidos esteticamente, os containers possuem diversos modelos, cada um com suas características e funções específicas. Alguns dos principais tipos são:
Dry Box
Utilizado para o transporte de cargas secas, dependendo da quantidade de mercadoria, seu tamanho pode ser de 20 ou 40 pés.
Dry Box Ventilado
Muito parecido com o Dry Box, porém ele possui portas ventiladas, sendo ideal para o transporte de mercadorias que precisam de ventilação, como o café.
High Cube
Por possuir uma altura maior (+/-3 metros), é indicado para o transporte de cargas volumosas porém de baixo peso.
Isolantes
Ideal para cargas que não podem sofrer mudanças bruscas de temperatura, esse modelo possui um sistema de ventilação ou de aquecimento (há versões que vem com ambos).
Refrigerados
Contam com um sistema de refrigeração embutido e são ideais para o transporte de alimentos ou produtos que precisam ser mantidos em baixas temperaturas.
Flat Track
Esse modelo possui apenas a parede traseira e a frontal, pois é feito para o transporte de produtos de grande volume. Por exemplo: máquinas e equipamentos pesados.
Open Top
Fabricados com a cobertura removível, esses containers são utilizados para o transporte de cargas com excesso de altura ou que necessitam ser carregadas pela parte de cima, pois não passam pelas portas traseiras.
A parte de cima geralmente é coberta por um tecido ou painéis metálicos removíveis.
Tanque/ Isotank
Específico para o transporte de líquidos, gases e cargas perigosas.
Nesses containers, a carga fica acomodada dentro de um tanque protegido por uma estrutura metálica, a qual impede que haja movimentação durante o transporte.
Open Side
Muito utilizado para o transporte de animais ou cargas de alto volume, esse modelo possui três paredes e uma lateral aberta.
Plataforma
Composto apenas pelo piso, é utilizado no transporte de veículos e cargas com grandes dimensões.
Bulk
Indicado para o transporte de cargas a granel, esse modelo de container possui uma abertura frontal para que a carga possa ser derramada.
Legislação
Assim como todo modal de transporte, o transporte de containers também possui normas e legislações a serem seguidas. O órgão responsável por essas regulamentações é o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Além das regulamentações, a Contran também determina as penalidades a serem seguidas caso haja o descumprimento de alguma norma.
É importante sempre se manter atualizado e ir atrás de informações, pois as normas variam de acordo com cada estado e tipo de mercadoria.
Leia também:
- Importação: Documentos necessários e Fluxograma;
- Exportação: Fluxograma e documentos necessários;
- Certificação OEA: Requisitos necessários e linha do tempo Transligue.