Transporte Dutoviário: o que é e quais suas vantagens
12 de Oct de 2022
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Apesar de pouco utilizado no Brasil, o transporte dutoviário é um dos meios de transporte mais importantes do mundo.
O que é?
O Transporte Dutoviário nada mais é do que aquele transporte realizado por meio dutos, ou seja, de tubulações.
Suas linhas são chamadas de Dutovias, as quais são formadas por três elementos:
- Depósitos ou Terminais - Local onde a carga é depositada e retirada;
- Canos - Local onde o produto é escoado;
- Juntas - Responsáveis pelas ligações entre os canos
Os principais produtos transportados pelo transporte dutoviário são os de materiais fluidos, como por exemplo, petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol). Esse transporte se dá através da força da gravidade ou por meio de pressão exercida por um conjunto de motores e bombas hidráulicas.
Vantagens
Além de apresentar serviços continuados (funcionam 24 horas por dia), o transporte dutoviário diminui o tráfego de substâncias perigosas e índice de desastres ecológicos. Assim também pode transportar uma grande quantidade de carga por longas distâncias e na maioria das vezes, os produtos não precisam de embalagens.
Outras vantagens do transporte dutoviário são:
Custo
Quando comparada aos outros modais de transporte, o dutoviário é relativamente barato. Visto que ele possui uma fácil implementação, um sistema simplificado de carga e descarga dos produtos e um baixo custo operacional de transporte e de energia.
Segurança
É um transporte muito seguro, uma vez que várias dutovias são subterrâneas e submarinas. Além disso, os produtos ficam completamente protegidos pelas paredes da tubulação, evitando perda de materiais, contaminações e roubos. Outro ponto a se destacar é o fator meteorológico, o qual não interfere em nada no sistema dos dutos.
Agilidade
O modal dutoviário possui a maior agilidade dos transportes, em virtude de rotas exclusivas, ausência de trânsito e da facilidade nas operações de carga e descarga.
Desvantagens
O transporte dutoviário possui uma baixa flexibilidade de produtos (há risco de contaminação) e de destinos. Pois, não se usa a mesma linha para diferentes operações.
Esse modal também é considerado um transporte lento, tendo em média velocidade de 2 a 8 km/h.
Outras desvantagens são:
Custo
Com normas rigorosas de segurança devido ao alto risco de acidentes, a implementação de uma dutovia requer um alto investimento. Ademais, a fixação dos tubos exige um custo elevado de capital e os mesmos não possuem alteração de rota.
Segurança
O modal dutoviário é considerado um transporte seguro entretanto, o risco de acidentes de grande impacto ambiental com o rompimento dos dutos é elevado. Isso porque, caso o rompimento aconteça, os produtos transportados podem provocar uma contaminação ao entrar em contato com o mar e o solo.
Disponibilidade
As dutovias geralmente são construídas para atender uma necessidade específica, ou seja, a mesma linha não realiza diferentes operações. E quando é necessário qualquer mudança no sistema, o custo é alto.
Como resultado, o modal dutoviário possui a disponibilidade mais baixa quando comparado aos outros modais. Essa talvez seja a principal razão de o transporte dutoviário ter uma participação tão baixa no país.
No Brasil
A primeira dutovia brasileira foi criada na Bahia em 1942, e era utilizada para ligar uma refinaria experimental ao porto.
Apesar de o transporte dutoviário não ter muita utilização no Brasil, há algumas dutovias importantes no país, na maioria delas o transporte dos produtos é feito pela Petrobras. São elas:
- Mineroduto entre Mariana e Ponta do Ubu - 395 km de extensão, transporta minério de ferro;
- Oleoduto entre Paulínia e Brasília - 995 km de extensão, transporta óleo e etanol;
- Gasoduto entre Santa Cruz de La Sierra na Bolívia e Canoas (Gasbol) - 3150 km de extensão, transporta gás natural;