Apesar de pouco utilizado no Brasil, o transporte dutoviário é um dos meios de transporte mais importantes do mundo. 

O que é?

O Transporte Dutoviário nada mais é do que aquele transporte realizado por meio dutos, ou seja, de tubulações. 

Suas linhas são chamadas de Dutovias, as quais são formadas por três elementos:

  • Depósitos ou Terminais - Local onde a carga é depositada e retirada;
  • Canos - Local onde o produto é escoado;
  • Juntas - Responsáveis pelas ligações entre os canos

Os principais produtos transportados pelo transporte dutoviário são os de materiais fluidos, como por exemplo, petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol). Esse transporte se dá através da força da gravidade ou por meio de pressão exercida por um conjunto de motores e bombas hidráulicas.

Vantagens

Além de apresentar serviços continuados (funcionam 24 horas por dia), o transporte dutoviário diminui o tráfego de substâncias perigosas e índice de desastres ecológicos. Assim também pode transportar uma grande quantidade de carga por longas distâncias e na maioria das vezes, os produtos não precisam de embalagens.

Outras vantagens do transporte dutoviário são:

Custo

Quando comparada aos outros modais de transporte, o dutoviário é relativamente barato. Visto que ele possui uma fácil implementação, um sistema simplificado de carga e descarga dos produtos e um baixo custo operacional de transporte e de energia.

Segurança

É um transporte muito seguro, uma vez que várias dutovias são subterrâneas e submarinas. Além disso, os produtos ficam completamente protegidos pelas paredes da tubulação, evitando perda de materiais, contaminações e roubos. Outro ponto a se destacar é o fator meteorológico, o qual não interfere em nada no sistema dos dutos.

Agilidade

O modal dutoviário possui a maior agilidade dos transportes, em virtude de rotas exclusivas, ausência de trânsito e da facilidade nas operações de carga e descarga.

Desvantagens

O transporte dutoviário possui uma baixa flexibilidade de produtos (há risco de contaminação) e de destinos. Pois, não se usa a mesma linha para diferentes operações.

Esse modal também é considerado um transporte lento, tendo em média velocidade de 2 a 8 km/h.

Outras desvantagens são:

Custo

Com normas rigorosas de segurança devido ao alto risco de acidentes, a implementação de uma dutovia requer um alto investimento. Ademais, a fixação dos tubos exige um custo elevado de capital e os mesmos não possuem alteração de rota.

Segurança

O modal dutoviário é considerado um transporte seguro entretanto, o risco de acidentes de grande impacto ambiental com o rompimento dos dutos é elevado. Isso porque, caso o rompimento aconteça, os produtos transportados podem provocar uma contaminação ao entrar em contato com o mar e o solo.

Disponibilidade

As dutovias geralmente são construídas para atender uma necessidade específica, ou seja, a mesma linha não realiza diferentes operações. E quando é necessário qualquer mudança no sistema, o custo é alto.

Como resultado, o modal dutoviário possui a disponibilidade mais baixa quando comparado aos outros modais. Essa talvez seja a principal razão de o transporte dutoviário ter uma participação tão baixa no país.

Características dos Modais de Transportes
Tabela de comparação dos modais de transporte
Imagem: Sac Logística

No Brasil

A primeira dutovia brasileira foi criada na Bahia em 1942, e era utilizada para ligar uma refinaria experimental ao porto.

Apesar de o transporte dutoviário não ter muita utilização no Brasil, há algumas dutovias importantes no país, na maioria delas o transporte dos produtos é feito pela Petrobras. São elas:

  • Mineroduto entre Mariana e Ponta do Ubu - 395 km de extensão, transporta minério de ferro;
  • Oleoduto entre Paulínia e Brasília - 995 km de extensão, transporta óleo e etanol;
  • Gasoduto entre Santa Cruz de La Sierra na Bolívia e Canoas (Gasbol) - 3150 km de extensão, transporta gás natural;

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